segunda-feira, 30 de abril de 2007

Hasta luego!!


Chegou a hora, estou indo pro aeroporto. O próximo post já deve ser de Saint Jean Pied de Port aos pés dos Pirineus. A imagem aí é da minha bagagem, a bicicleta embalada (valeu a força Fernando), os dois alforjes, uma mochila e a pochete que vira bolsa de guidão da bicicleta.

Na contabilidade da viagem o gasto maior até agora foi com a passagem até Madrid, U$800,00 convertidos para real no dia da compra e o total dividido em sete vezes fixas no cartão de crédito. Um achado!!! E como eu comprei a passagem bem antes, agora só falta uma prestação que vence justamente na semana em que eu volto da Espanha. Vale a pena fuçar na internet pra comprar passagens aéreas, nenhuma agência conseguiu bater esse preço. O deslocamento de Madrid até Pamplona custou 45 Euros e a passagem de Santiago de Compostela para Madrid saiu por outros 43 Euros.

A previsão de gastos durante a viagem não é muito grande. Vou ficar em albergues de peregrinos, muitos vivem de donativos (3 a 5 Euros em média) e outros cobram de 5 a 7 Euros. Bem, isso é o que eu consegui levantar pela internet e nos guias que encontrei... Vamos ver se ao vivo a coisa é assim mesmo.

Agora é só pedir pro tempo dar uma ajudazinha, pelo que andei vendo nos sites meteorológicos o tempo está meio instável por lá com pancadas de chuva variando de leve a moderadas. Mas tudo bem, se tiver de pedalar com chuva isso também faz parte do caminho.

É isso. Té mais.

Abraços

domingo, 29 de abril de 2007

Presentes de última hora.

Hoje eu ganhei um presentinho da Dani e do Marcos (minha irmã e meu cunhado), uma cartela com quatro toalhas de banho. Muito legal!!! Não ocupam espaço, são muito leves e absorvem muita água. Diz que basta tirar da embalagem, pingar uma gotinha e já começa a mutação da coisa... Hehehehehe. Eu que sou meio jeca não tinha nem noção de que existia um troço desses aí. Agora não vejo a hora de tomar o primeiro banho só pra fazer a toalha brotar...

Bom, a Flávia acabou não aguentando e me entregou antes do prometido o tal presente surpresa que eu falei há alguns posts. Não vai pesar nada na bagagem, mas só vou dizer o que é na volta da viagem. Por enquanto só posso dizer que foi um presente sensacional.

Ah, o Neto, o camarada que fez as minhas roupas de ciclismo da viagem mandou uma mensagem hoje dizendo que conseguiu se qualificar no audax 300. Parabéns!!!

Bom, agora eu vou conferir a bagagem mais uma vez e depois vou dormir. Nos últimos quatro dias tenho acordado às quatro da manhã pra ir me acostumando com o fuso. Não sei se vai funcionar, só sei que tenho me sentido um zumbi...

Amanhã eu tento postar alguma coisa antes de ir pro aeroporto.

sábado, 28 de abril de 2007

Habemus roupa!!!

As roupas de ciclismo que eu vou usar na viagem finalmente ficaram prontas. Eu quase fiquei doido de ansiedade mas valeu a pena esperar. Material muito leve mesmo e bem gostoso de usar. Além disso, seca em cerca de 40 minutos depois de lavado. O que é bem importante pra quem não quer correr o risco de ter de pedalar pelado... Hehehehehehehe.

O Neto veio trazer a encomenda ontem, sexta-feira, no meio da tarde e agora, meio da madrugada, ele deve estar pedalando no Audax de 300 km. É uma prova de resistência com grandes quilometragens em um tiro só. Ou seja, no caso da prova de hoje o camarada pedala os trezentos km de uma vez só, com pequenas paradas técnicas, e tendo de cumprir um tempo máximo de 20 horas.

Há provas de várias distâncias, 180, 200, 300, 400, 600 e 800 km. Obrigatoriamente o ciclista começa competindo na prova de 180 km pra conseguir qualificação para a prova de 200 km e assim por diante. Quem conseguir cumprir todas as etapas dentro de um mesmo ano se qualifica para participar da Paris - Brest - Paris, realizada à cada quatro anos e com 1200 km!!! Boa sorte pro Neto!!!

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Duas rodas para o fim do mundo.

Finisterra foi considerado o ponto extremo ocidental da Europa quando os Romanos chegaram por lá. O fim do mundo conhecido, lugar onde a terra acaba e o mar começa. O destino original da minha viagem seria Santiago de Compostela, mas depois de atravessar meio mundo não vai me custar nada pedalar justamente até o fim dele. Com essa idéia a minha viagem vai ganhar mais 160 km, 80 km pra ir de Santiago até Finisterra e a mesma distância pra voltar.

E por falar em fim, está terminando a espera de quase um ano e meio. Na segunda-feira eu embarco e daqui a uma semana por volta deste horário (05h40 aqui e perto das 11h00 lá na Espanha) eu já vou estar encarando a subida dos Pirineus rumo a Roncesvalles. Dizem que é o trecho mais difícil e logo no primeiro dia. Mas também contam que é de uma beleza de tirar o fôlego, se restar algum depois encarar os Pirineus...

De resto tudo encaminhado. A bicicleta já está embalada, as roupas de ciclismo estão prontas e vão ser entregues hoje, o frio na barriga só aumenta e ontem a Silvia Zanella (editora de internet da Gazeta do Povo, que também já fez o Caminho de Santiago) me avisou que está tudo certo pro blog migrar pro portal da RPC. Gracias Silvia!!!

terça-feira, 24 de abril de 2007

Féééééériaaaaaaaasssssss!!!!!!!!

Maravilha, agora é só empacotar e despachar!!

Que ansiedade!!!!

Poucos dias antes do embarque um último passeio com a bicicleta carregada para fazer os ajustes finais de carga e equilíbrio da bagagem.


Faltam sete dias para o embarque. Dia 30 eu viajo pra São Paulo, primeiro de maio embarque para Madrid e dois de maio chegada em Saint Jean Pied de Port onde a aventura começa pra valer. A minha previsão é começar a pedalar no dia quatro de maio, por coincidência aniversário do meu irmão caçula. Eu não vou com um plano extremamente detalhado, só marquei algumas datas chaves para ir controlando o ritmo, de certo mesmo só a data de retorno que é dia 28 de maio.

Em casa o clima vai apertando, engraçado como a gente começa a sentir saudades antes mesmo da partida. E fica uma coisa estranha misturada com a ansiedade, com vontade de ir logo, de que todo mundo fosse junto e ao mesmo tempo com a necessidade daquele tempo sozinho pra botar a cabeça no lugar.

E vai ter surpresa de última hora. A Flávia disse que no dia do embarque vai me entregar um presente especial, o detalhe é que esse presente vai adicionar meio quilo de carga na bagagem... Tudo bem, do jeito que eu sou curioso vou acabar perdendo meio quilo em unha e cabelo... hehehehe

domingo, 22 de abril de 2007

Última semana

Domingão de plantão, o último plantão antes das férias. Manhã tranqüila e até sobra um tempinho pra escrever.

A semaninha que começa vai ser de muita correria, na segunda eu tenho de pegar as roupas de ciclismo que vou usar na viagem e tenho de mandar a bike pra revisão. Os amigos da bicicletaria já vão aproveitar pra revisar, desmontar e embalar tudo. O Fernando e o Alex estão me quebrando o maior galho e me ajudando a economizar uma boa grana com o despacho da bicicleta. Além disso, vai ser a última chance pra fazer a checagem de tudo que vou levar. Eu queria levar no máximo cinco quilos de bagagem (fora a bicicleta), mas não estou conseguindo baixar dos oito...

Segue a listinha

Roupas pra pedalar (tudo de microfibra, mais leve e seca mais rápido):
- Duas bermudas
- Uma calça comprida
- Duas camisetas curtas
- Uma camiseta longa
- Uma jaqueta
- Um par de sapatilhas
- Dois pares de meias
- Um par de luvas
- Capacete

Roupas "normais":
- Uma camiseta dry fit
- Uma camiseta de algodão
- Uma calça de tactel

Extras:
- Uma capa de chuva
- Um calção de banho
- Um par de sandálias tipo papete, pra descançar os pés nos fins de etapa
- Um par de chinelos de dedo, pra usar na hora do banho
- Um saco de dormir, leve e compacto, pra temperaturas de até 5º C
- Duas bandeirinhas do Brasil
- Uma bandeiranha do Atlético Paranaense

Higiene:
- Escova de dentes
- Pasta de dentes
- Cortador de unhas
- Sabonete
- Shampoo
- Toalha pequena, de material bem absorvente
- Papel higiênico

Saúde
- Protetor solar
- Creme para queimaduras (pra quando eu esquecer do protetor...)
- Gel antiinflamatório
- Paracetamol
- Relaxante muscular
- Remédio pra diarréia
- Pastilhas de cloro
- Esparadrapo
- Gaze
- Antiséptico

Equipamentos:
- Uma moutain bike 27 marchas
- Um par de alforjes
- Bolsa de guidão
- Bolsa de selim
- Ciclocomputador
- Monitor cardíaco
- Lanterna traseira
- Lanterna dianteira
- Duas câmaras de reserva
- Lubrificante
- Desengraxante
- Duas escovas de limpeza
- Ferramentas básicas
- Dois pares extras de sapatas de freio
- Máquina fotográfica
- Bloco de notas
- Caneta
- Guia do caminho
- Quatro prendedores de roupas
- Cintas elásticas para prender bagagem

Documentos:
- Passaporte
- Carteira de identidade
- Cartões de crédito e débito
- Passagens aéreas
- Dinheiro

sábado, 21 de abril de 2007

Espanha lá na esquina

Faltam nove dias para o embarque e tirando Puerto Iguazu e Ciudad de Leste esta vai ser minha primeira viagem internacional. Um ano de preparação e a nítida impressão de que não tenho a mínima noção do que vou fazer... Ah, o que eu vou fazer basicamente é me enfiar num avião com a minha bicicleta, descer na Espanha pra pedalar por 800 km pelo Caminho de Santiago.

Espanha, logo eu que moro ao lado da Praça da Espanha e nunca devo ter dado mais do que 15 minutos de atenção praquele lugar.

Mas tudo bem, desde antes de voltar a andar de bicicleta eu já tinha uma coisa qualquer com o Caminho de Santiago. Me lembro bem do dia em que descobri essa história, foi numa reportagem (acho que da Veja), há quase 30 anos, sobre a peregrinação. Na época achei duma tontice sem tamanho. Imagina só, 800 km pra ir do nada pro lugar nenhum!?!?!?!?! Não, não, nem pensar!!!

Depois de uns tantos anos vi, por acaso, na tv o filme do Buñuel e já fiquei meio interessado.

Pois é, mas quando eu voltei a andar de bicicleta (tinha parado quando ainda era adolescente) não consegui mais pensar em outra coisa... A bicicleta veio pra ajudar na recuperação de uma cirurgia no joelho, daí comecei a ir trabalhar de bicicleta e abandonei o carro. Não deu outra, no caminho pro trabalho o Caminho de Santiago começou a borbulhar.

E agora o embarque já tá aí. Parecia que nunca ia chegar e agora dá até pra sentir aquele friozinho na barriga antes da decolagem.